top of page

ST 02 - POLÍTICAS DE PROMOÇÃO DE IGUALDADE NO AMBIENTE ESCOLAR PARA NEGROS, ÍNDIOS E PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

COORDENAÇÃO: FLÁVIA RODRIGUES LIMA DA ROCHA e ROSANA LOPES 

INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE

EMENTA:

Este Simpósio Temático foi criado para agregar pesquisadores voltados para a temática de inclusão no ambiente escolar, seja inclusão racial, seja inclusão por deficiência. Sabe-se que a educação brasileira possui toda uma legislação especializada em agregar as diferenças, sejam elas quais forem, no ambiente escolar. E, mesmo que estas legislações ainda não sejam amplamente cumpridas nestes espaços de educação, já se pode perceber algumas práticas pedagógicas que buscam não apenas cumprir exigências legislativas, mas, sobretudo, promover uma educação mais democrática. Por isso, o objetivo deste simpósio é dar visibilidade a trabalhos desenvolvidos nesta temática, bem como fortalecer trabalhos que já são realizados nas escolas nestas perspectivas, por fim, este simpósio tem o intuito de socializar entre os sujeitos as diferentes experiências exitosas que possam sem desenvolvidas e aplicadas, de forma a multiplicar diferentes possibilidades de inclusão.

Local: Sala 01, bloco Walter Félix II (UFAC)

Data: dias 18 e 19 de outubro

Horário: 14:00 - 17:30

ST 04 - AS REVOLUÇÕES DO SÉCULO XX E AS POLITICAS DE INTERVENÇÕES DOS ESTADOS UNIDOS NA AMÉRICA LATINA

COORDENAÇÃO: IARA DA SILVA CASTRO ALMEIDA           

INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE

EMENTA:

Este Simpósio Temático foi pensado com a perspectiva de analisar, de maneira contextualizada, as Revoluções do Século XX na América Latina, com o olhar voltado às políticas de intervenção dos Estados Unidos. Tem por objetivo dialogar com o intervencionismo e imperialismo na América Latina; problematizar as políticas de intervenção dos Estados Unidos sob a América Latina, entender as políticas ideológicas do Neoliberalismo e as políticas do mercado econômico e do banco mundial. A partir das discussões propostas nesse Simpósio Temático, será abordado o poder de influência dos Estados Unidos na Economia Mundial e, consequentemente, na politica sobre os organismos econômicos internacionais, caso do FMI, o que gera dependência dos países que necessitam de empréstimos e acabam por ser influenciados pelos norte-americanos.

Local: Sala 04, bloco Walter Félix II

Data: dias 18 e 19 de outubro

Horário: 14:00 - 17:30

ST 03 - AMAZÔNIAS EM PERSPECTIVAS: PESQUISAS E ESTUDOS AMAZÔNICOS CONTEMPORÂNEOS

COORDENAÇÃO: GEÓRGIA LIMA e SANDRA TERESA CADIOLI BASILIO       

INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE

EMENTA:

As pesquisas e os estudos amazônicos contemporâneos demonstram que a Amazônia vem sendo pensada no plural, mostrando que as representações da Amazônia guardadas em memórias de espaços urbanos ou rurais, como algo que ainda está por ser constituído. São memorias misturadas de histórias contadas pelo víeis oficial e pelas narrativas dos sujeitos em suas experiências sociais. Desta forma, o tempo do vivido crivado de temporalidades diversas que expõem visões de mundos simultâneos, subterrâneos, similares mas, também desiguais, fronteirados, inóspitos possíveis de promover encontros e desencontros de homens e mulheres no compartilhar do chão das Amazônias, institucionais e, ou, modos de vidas que ora se interagem entre si em outro momento se afastam. Desta forma, o interesse é reconhecer nas experiências das pesquisas e estudos amazônicos contemporâneos o contexto histórico amazônico e latino-americano do complexo interamazônico da Pan-Amazônia. Portanto, o objetivo desse Grupo de Estudo (GT) é tornasse um espaço do debate e de socialização de pesquisas e produções acadêmicas que permitem reconhecer os entre campos amazônicos e visibilizar experiências de pesquisadores que dialogam com uma diversidade de temporalidades de encontros e desencontros; as narrativas/oralidades do sujeito amazônico e os jogos das representações políticas, econômicas e sociais das amazônias em perspectivas no/do contexto interamericano

Local: Sala 02, bloco Walter Félix II (UFAC)

Data: dias 18 e 19 de outubro

Horário: 14:00 - 17:30

ST 05 - ENSINO DE HISTÓRIA: EXPERIÊNCIAS E POSSIBILIDADES

COORDENAÇÃO: JOSÉ DOURADO DE SOUZA       

INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE

EMENTA:

Com o propósito de promover debates e reflexões sobre a atual conjuntura do Ensino de História, pretende-se atrair experiências de pesquisas e de vivências na área do ensino de história, que ao serem apresentadas e apreciadas possam contribuir com a melhoria da qualidade do ensino de história e, consequentemente, promover mudanças nos diferentes contextos da sociedade. As novas tecnologias e metodologias que recentemente vêm sendo inseridas nas práticas docentes e nas forma de aprendizagem dos alunos, devem ser encaradas como possibilidades de uma melhor compreensão das experiências humanas vividas historicamente. Nesta perspectiva, o ensino de história é aqui compreendido como resultado de experiências humanas complexas, onde os erros e acertos são elementos construtores de um mesmo processo, onde o local e o global, o texto e o contexto, o uno e o múltiplo se interpenetram e se completam. Deste modo os temas locais, nacionais e mundiais, como também as questões relacionadas a etnias, gêneros, diversidades, direitos humanos, territorialidades, meio ambiente, migrações etc que hoje instiga as possibilidade de ensino de história serão todas bem vindas.

Local: Sala 03, bloco Walter Félix II

Data: dia 19 de outubro

Horário: 14:00 - 17:30

ST 06 - HISTÓRIA, MEMÓRIA, SOCIEDADE, CULTURA E QUESTÕES AMBIENTAIS

COORDENAÇÃO: NEDY BIANCA MEDEIROS DE ALBUQUERQUE FRANCO      

INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE

EMENTA:

Este ST pretende reunir trabalhos de pesquisas, assim como pesquisadores, alunos e público em geral que tenham por foco os diálogos sobre História, Memória, Sociedade, Cultura e Questões Ambientais no/do tempo presente através das áreas de ciências humanas, com fins de estimular reflexões e debates acerca da referida temática, dentro de uma perspectiva transdiciplinar. Neste sentido, a ideia é reunir pesquisas em desenvolvimento ou já conclusas que se relacionem ao nosso leque temático, a fim de “proporcionamos lugares para discutirmos os movimentos socioambientais, sociedades, grupos, associações, culturas e trabalhos em ambientes peculiares, as ideias e práticas interpretadas como desenvolvimento sustentável e sustentabilidade, as relações de poderes, as subjetividades construindo a história”. Nossa baliza espacial e temporal são as Amazônias a partir e após as ditaduras na América do Sul instauradas nos anos de 1960. A proposta do tema se justifica duplamente, por se inserir como propositura dentro da XVII Semana de História da Universidade Federal do Acre – instituição federal de ensino superior mais ocidental da Amazônia brasileira e área de trânsitos na fronteira trinacional - assim como por compor o rol de discussões iniciais e convocatórias para XIII JORNADAS ANDINAS DE LITERATURAS LATINOAMERICANAS “ÉTICAS E POÉTICAS DOS MUNDOS ANDINOS-AMAZÔNICOS: TRÂNSITOS DE SABERES, LINGUAGENS E CULTURAS”, que será realizada no Acre em agosto de 2018.

Local: Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores (LIFE)

Data: dia 19 de outubro

Horário: 14:00 - 17:30

bottom of page